Amante do vinho: O clima precisa de você!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Se você ama vinho, deve se tornar um ativista do clima, argumenta a cientista de sustentabilidade Kimberly Nicholas PhD, que também fala sobre algumas das ações que você pode realizar.

A PhD Kimberly Nicholas é cientista de sustentabilidade na Lund University, na Suécia, e autora do livro “Under the Sky We Make: How to Be Human in a Warming World” (“Sob o céu que fazemos: como ser humano em um mundo em aquecimento”).

Pesquisas descobriram que a rapidez com que conseguirmos interromper o aquecimento determinará quanto das regiões vinícolas e suas variedades características que amamos permanecerão em nossas vidas. Mudar para variedades de clima mais quente pode ajudar a limitar as perdas, mas há limites para a adaptação. Um grama de prevenção vale um quilo de cura.

Você tem muitas maneiras possíveis de agir: como consumidor, membro da comunidade e como cidadão. O que não é uma opção é ficar à margem até que seja tarde demais.

A ciência da mudança climática é clara: é o aquecimento. Somos nós. Temos certeza. É mau. Podemos consertá-lo.

O objetivo do Acordo de Paris é interromper o aquecimento global bem abaixo de 2° C acima das temperaturas pré-industriais e buscar esforços para atingir 1,5° C. Limitar o aquecimento a 1,5° C exigirá andar em uma corda bamba muito fina, e a janela para fazer isso está fechando rapidamente. Nossa única chance de fazer isso é cortar as emissões globais pela metade nos próximos 100 meses. É uma grande tarefa, mas parar o aquecimento rápido é fundamental para a sobrevivência: de nações insulares de baixa altitude, de espécies e cidades e, muito possivelmente, de seu vinho favorito.

Então, o que um amante do vinho pode fazer para enfrentar as mudanças climáticas?

Se você está lendo este artigo, é muito provável que faça parte da ¨elite do carbono¨, e isso significa que as escolhas do seu consumo são importantes. Embora mais de 70% da poluição climática industrial seja produzida por empresas de combustíveis fósseis (que precisam fazer uma transição rápida para empresas de energia limpa sem fósseis se quiserem continuar no mercado), mais de 70% do total de emissões vêm do consumo doméstico.

De acordo com um relatório de 2020 (“Bridging the Gap”, Climate Outreach UK), se você ganha 38 mil dólares ou mais, você está entre os 10% mais poluidores do clima globalmente, com emissões médias 10 vezes superiores ao nível sustentável. Se você ganha 109 mil dólares ou mais, parabéns – você é um dos principais poluidores do clima, está entre os 1%, e sua pegada de carbono está 30 vezes acima do limite sustentável.

Quase metade da poluição climática de uma casa de alta emissão vem de viajar de aviões; quase um quarto vem do uso de carros. Indivíduos com alta emissão causam 10 vezes mais poluição climática por voar do que por um ano comendo e bebendo. Portanto, como consumidor, por favor, apoie embalagens de vinho mais leves. Mas, por favor, gaste mais tempo repensando seus hábitos de viagem e tentando evitar voar e dirigir tanto quanto possível (economia de clima: até 30.000 kg de CO2) do que agonizando entre duas garrafas de vinho (economia de clima: cerca de 0,1 kg).

Dito de outra forma, com a poluição climática que você economiza pulando um voo de ida e volta em classe econômica de Nova York a Londres, você poderia se recompensar com mais de 1.250 garrafas de vinho fino!

Ajude na mudança

Você também detém um tremendo poder em sua comunidade: sua vizinhança, local de trabalho, escola, clube do vinho ou organização de interesse. Defina uma meta climática baseada na ciência, comprometida em fazer sua parte justa para reduzir rapidamente as emissões de sua organização. Construa coalizões em toda a sua indústria e cadeia de suprimentos para trabalhar no sentido de se tornar livre de fósseis o mais rápido possível, como a International Wineries for Climate Action.

A pesquisa mostra que a liderança positiva é contagiosa; atrever-se a ir primeiro e compartilhar sua história com outras pessoas repercute, inspira e abre caminho para outras pessoas.

Como cidadão, você também detém um poder enorme. Os governos mundiais atualmente não estão cumprindo suas promessas de Paris. Eles precisam substituir os fósseis por energia limpa muito mais rápido para cumprir sua parte do acordo.

A atual política climática global está caminhando para um aquecimento catastrófico de 3° C. Vote em políticos com políticas climáticas ousadas. Eleger mulheres reduz as emissões. Doe seu dinheiro e tempo para organizações que trabalham por uma transição rápida e justa para a energia limpa, como a 350.org.

Os amantes do vinho são um grupo poderoso. Compartilhamos algo que amamos profundamente e que vale a pena salvar. Muitos de nós temos o dinheiro e o privilégio de participar de uma ação climática poderosa, mas atualmente a maioria de nós não está usando isso para o bem.

Por favor, como cientista do clima e amante do vinho, sabendo o que está em jogo, peço-lhe: coloque seu tempo, dinheiro e esforço para evitar a catástrofe climática a partir de hoje, quando mais importa.

Fonte: Kimberly Nicholas/Decanter

Katerina Monroe
Katerina Monroe

@katerinam •  More Posts by Katerina

Congratulations on the award, it's well deserved! You guys definitely know what you're doing. Looking forward to my next visit to the winery!